Com 27 medalhas no currículo, frutos da participação em quatro Paralimpíadas (Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2021), o nadador brasileiro Daniel Dias, 34 anos, que se despediu das piscinas em setembro do ano passado, agora encara um novo desafio na prática esportiva: correr em uma pista de atletismo.
Ele foi convidado a participar do Running Clinic Ottobock edição Chile, um evento destinado ao esporte para pessoas amputadas dos membros inferiores, usuárias de próteses e que nunca tiveram experiência com corrida ou querem voltar a correr.
Os participantes, de seis países da América Latina, vão estar reunidos de 11 a 13 de outubro em Santiago, capital chilena, para focar no aprendizado do esporte, juntamente com equipe de peso da Ottobock América Latina.
Daniel Dias, ainda iniciante na prática de corrida, juntamente com os demais integrantes da América Latina, terá uma figura de referência em Santiago: trata-se do alemão Heinrich Popow, que competiu na modalidade nas Paralimpíadas de 2004, 2008 e 2012, e que estará no evento para compartilhar conhecimento e motivação com os participantes.
Outro brasileiro que estará em Santiago é o velocista Vinícius Rodrigues, medalhista de prata na Paralimpíada de Tóquio 2021, que fará uma disputa amistosa contra a atleta chilena Amanda Cerna, que também competiu na capital do Japão no ano passado.
Encarar a participação em um evento de um novo esporte aos 34 anos e depois de tantas conquistas nas piscinas faz parte do perfil do atleta.
Estar nas pistas será uma novidade para o nadador, que não esconde a expectativa de testar suas habilidades em um novo esporte.
Fonte: ND Mais – https://ndmais.com.br/atletismo/atletismo-daniel-dias-encara-um-desafio-fora-das-piscinas/