Joelho ou tornozelo? Veja quais são ou níveis de amputação dos membros inferiores

A amputação é realizada para a retirada – total ou parcial – de um membro, seja em decorrência de algum trauma ou doença.

Esse procedimento cirúrgico sempre visa a melhoria da qualidade de vida do paciente, visando colaborar para a reabilitação do indivíduo.

Por isso, o nível de amputação, ou seja, onde o corte será realizado, é decidido de acordo com o quadro do paciente, levando em consideração viabilizar a utilização protética.

Segundo as Diretrizes de Atenção à Pessoa Amputada, desenvolvido pelo Ministério da Saúde:

“ Estima-se que as amputações do membro inferior correspondam a 85% de todas as amputações de membros, apesar de não haver informações precisas sobre este assunto no Brasil. Em 2011, cerca de 94% das amputações realizadas pelo SUS foram no membro inferior “.

Quais são os níveis de amputação dos membros inferiores?

Geralmente, a perna é amputada abaixo ou acima do joelho. Porém, também pode haver a necessidade de ocorrer na altura do quadril. Além disso, também é possível que ocorra no tornozelo ou que seja necessário amputar um ou mais dedos do pé.

Em todo o caso, a Ottobock conta com uma enorme variedade de próteses de membros inferiores, desenvolvidas para desenvolver as funções do membro acometido.

Assim, o indivíduo será capaz de se tornar independente novamente, após a fase de reabilitação.

Vejamos os principais níveis de amputação recorrentes em membros inferiores:

Hemipelvectomia

É quando a amputação acomete toda a perna. Dessa forma, a bacia controlará a futura prótese. Nesses casos, é necessário que se combine um conjunto de próteses como o de pé, joelho, articulação do quadril, adaptadores e caixes.

Desarticulação do quadril

Ocorre na região da articulação do quadril. Da mesma maneira da anterior, cabe à bacia o controle da prótese.

Nos dois casos, a prótese de articulação de Quadril Helix 3D, que está definindo novos padrões de protetização para esses casos, pode ser indicada.

Transfemoral

Caracterizada por ser acima do joelho, na região da coxa. Pode ser no terço médio, inferior ou superior do membro, de acordo às necessidades de cada paciente.

Nesses casos, será necessário uma prótese que contemple o pé e a articulação do joelho, além de adaptadores.

A Ottobock conta com algumas opções de próteses para esses casos, como o Sistema Genium, Genium X3, o Sistema de Encaixe SiOCX , o Aqualine – ideal para banhos ou piscinas – ou o Sistema de Prótese Esportiva.

Desarticulação do joelho

Ocorre quando a amputação acontece na base do joelho, retirando a panturrilha.

Para esses casos, indica-se a utilização de uma prótese de articulação do joelho e de um pé protético. Por isso, o C-Leg ou o Joelho Hidráulico 3R60 podem ser boas opções.

Transtibial

A amputação é realizada abaixo do joelho, seja no terço superior, médio ou inferior.

Nesses casos, é necessário um pé protético e encaixes. Como opções de próteses, a Ottobock conta com a Família Triton e com o Sistema Aerolink.

Desarticulação do tornozelo

Ocorre ao nível do tornozelo, sendo necessário num encaixe e um pé protético.

Amputação na área do pé

Pode ser realizada em diversos níveis, podendo ser total ou parcial, ou acometer um ou mais dedos.

Para esses casos, a Ottobock conta com uma protetização moderna: a Prótese de Antepé de Silicone.

Seja qual for o nível da amputação inferior, a Ottobock conta com uma equipe multidisciplinar especializada para acompanhar e auxiliar na reabilitação do paciente.

Além disso, possui diversas opções de próteses disponíveis, feitas sob medida para proporcionar o maior grau de independência e autonomia possível.

Saiba mais!

Dúvidas sobre sua reabilitação?

Nosso e-book completo sobre as etapas pós-amputação é um guia indispensável para você.