Órteses: as perguntas mais frequentes

O universo dos equipamentos voltados para pessoas com amputações ou deficiências físicas é extremamente complexo para pessoas sem conhecimento prévio. Afinal, são muitas nomenclaturas, muitos equipamentos… e nem todos sabem o que são órteses, por exemplo.

Isto posto, para ajudar essas pessoas com muitas dúvidas e poucas respostas, preparamos um breve compilado das perguntas mais frequentes que recebemos sobre órteses.

Assim, quem ler os itens abaixo poderá começar a entender melhor do assunto, encontrando um rumo para os questionamentos diários que surgirem.

Se, por outro lado, suas dúvidas forem referentes a próteses, a melhor alternativa no momento é conferir o nosso post “Tudo sobre próteses”, um verdadeiro guia introdutório à protetização.

Perguntas frequentes sobre órteses

1- O que são órteses?

Uma órtese é um apoio ou uma tecnologia externa que tem como função a modificação de elementos funcionais ou estruturais de alguma parte do corpo humano.

As órteses têm como objetivo estabilizar, imobilizar, aliviar o corpo ou membros afetados ou fornecer orientação fisiológica correta.

2- Em quais casos as órteses são recomendadas?

As órteses são dispositivos médicos prescritos em caso de acidentes, doenças do sistema locomotor ou sistemas de sustentação e promovem a recuperação.

Também são indicadas em caso de deficiências permanentes, podendo manter funções de membros e prevenir ou reduzir a dor do usuário.

São equipamentos que devem, necessariamente, ser recomendados por um médico especialista.

3- Qual a diferença entre próteses e órteses?

A confusão entre os dois termos é muito comum para pessoas que ainda não estão acostumadas com eles.

A diferença entre próteses e órteses, no entanto, é simples de se entender e podem ser rapidamente aprendidas.

Próteses são equipamentos que visam substituir um membro que foi amputado. Enquanto que as órteses, por outro lado, apenas auxiliam um membro existente a exercer suas funções normalmente.

4- O que significa OPME?

Ouvir siglas estranhas pode ser ligeiramente assustador para muitas pessoas sem conhecimento aprofundado em algum assunto.

Mas não se preocupe. OPME é, na verdade, uma sigla muito utilizada por profissionais da saúde para designar Órteses, Próteses e Materiais Especiais.

Acaba tornando-se uma maneira mais simples de falar tantas palavras de uma só vez.

Precisa de uma órtese?

Como já foi ressaltado anteriormente, órteses são utensílios médicos e que carecem de uma indicação de um profissional especializado para serem usadas com segurança.

Por isso, antes de sair à procura de uma órtese, consulte-se com o seu médico de confiança e escute atentamente as suas recomendações.

Se uma órtese for necessária, não se esqueça da Ottobock, a marca mais confiável de próteses e órteses do mercado.

Caso queira se aprofundar mais na definição de órteses, mesmo com todas essas perguntas e respostas, não deixe de acessar a página do nosso site sobre o tema clicando aqui.

Dúvidas sobre sua reabilitação?

Nosso e-book completo sobre as etapas pós-amputação é um guia indispensável para você.