Entenda quando buscar a sua primeira prótese de perna

Há, sem dúvidas, muitas pessoas que podem usar uma prótese de perna, e, consequentemente, também muitos casos diferentes em que o uso é recomendado para diversos pacientes.

São diferentes tipos de amputação os que podem acontecer em membros inferiores e, portanto, diferentes tipos de próteses indicadas.

Muito por conta disso, é preciso se atentar a diversos fatores antes de buscar a primeira prótese de perna.

O tempo de recuperação e também o tempo de preparação do coto para o recebimento de uma prótese devem ser respeitados acima de tudo.

Apenas isso, em conjunto com um acompanhamento correto e equipamentos adequados, podem tornar o processo de protetização seguro e confortável.

Níveis de amputação

A amputação é um processo de retirada de um membro, geralmente em decorrência de algum trauma, acidente ou doença.

As amputações podem ocorrer em diferentes alturas, ou, como são chamados na linguagem mais técnica, níveis.

No caso dos membros inferiores, as amputações mais radicais podem acontecer no nível do quadril, situação em que toda a perna precisa ser amputada, o que faz o controle da prótese de perna ficar no quadril.

E as amputações mais comuns ocorrem logo acima ou logo abaixo do joelho e, em alguns casos, na altura do tornozelo.

Para saber mais sobre os níveis de amputação e as próteses Ottobock mais indicadas para cada situação, confira esse texto.

Quando buscar a sua primeira prótese de perna

Cicatrização do coto

Antes de mais nada, espere o seu coto cicatrizar. Uma recuperação plena e completa é essencial para o uso de próteses com maior conforto no futuro.

De nada adianta acelerar uma recuperação e pular etapas se as consequências forem negativas no médio e longo prazo.

Um coto mal cicatrizado tem maior propensão de ser acometido por infecções.

Dessensibilização do coto

Logo após uma amputação, é normal que a extremidade do membro residual fique mais sensível do que o comum.

Por conta disso, não é indicado que cotos muito sensíveis recebam próteses de perna. Fazendo o tratamento correto e com consistência, porém, em pouco tempo é possível deixar o seu coto de alta sensibilidade em condições para a protetização.

Coto saudável e com bandagem bem feita

Se o membro residual estiver completamente saudável e o paciente já souber efetuar a bandagem de seu coto, podemos dizer que esse é o momento ideal para buscar a primeira prótese de perna.

Não tenha pressa para adquirir uma prótese de perna

Respeitar o tempo do seu próprio corpo é a melhor recomendação quanto ao momento de buscar uma primeira prótese.

Por isso, paciência é um artifício do qual não se pode abrir mão para voltar a andar de maneira segura por meio de uma prótese.

Para mais publicações como esta, acompanhe o blog da Ottobock, uma marca especializada em próteses e órteses, que está sempre trabalhando para desenvolver novas tecnologias para amputados e outros tipos de pessoas com deficiência.